Tel.: +258 84 301 3341

 

Uma das prioridades estabelecidas no Plano Estratégico Nacional de Combate ao HIV, incluindo o Plano de Aceleração da Prevenção, foi a expansão das estratégia ATIU (aconselhamento e testagem iniciado pelo utente) e ATIP (aconselhamento e testagem iniciada pelo provedor). Neste âmbito, na província de Inhambane e cidade de Maputo, o CCS tem realizado:

Formações de provedores de saúde (incluindo conselheiros leigos) nos pacotes de formação padronizados (ATS e ATIP). A implementação das estratégias ATIU e ATIP nas US, tem permitido que maior número de indivíduos, tenha acesso ao diagnóstico.

- O apoio na implementação do ATIP e ATIU é feito não só como rotina diária dos provedores de saúde, mas também através da implementação da estratégia de apoio direto (com envolvimento direto, feiras de saúde, campanhas de aconselhamento e testagem nas US apoiadas).

O Index Case ( Caso Índex) é outra grande estratégia que tem sido implementada com apoio do CCS e tem contribuído para a integração de vários casos positivos de HIV em tratamento. Trata-se da descoberta e diagnóstico de casos de HIV positivo no seio de uma família, através de um paciente já anteriormente diagnosticado e que esteja em tratamento. Através de um membro da família os outros são convidados a fazer o teste de modo a que conheçam o seu estado e possam aderir ao tratamento.

Por via da estratégia do grupo GAAC ( Grupo de Apoio de Adesão Comunitária) também são colocadas diversas pessoas no processo de cuidados e tratamento visto que por esta via, são formados grupos de seis  pessoas onde sequencialmente cada membro se responsabiliza pela  recepção e distribuição do tratamento pelos restantes membros. O GAAC é uma estratégia bastante sustentável para as regiões ou localidades onde a população se depara com diversas dificuldades para se deslocar a Unidade Sanitária.

 

 

Artigos semelhantes

Outros eventos