Tel.: +258 84 301 3341

O CCS apoia na formação de diversos profissionais de saúde capacitando-os para a implementação de atividades de prevenção e atendimento a vítima de violência baseada no género. Em ambas 20 US estão a oferecer serviços de prevenção e cuidados a vítimas de violência baseada no género.



Como resultado desta atividade, algumas Unidades Sanitárias tanto de Inhambane como de Maputo (13) são hoje capazes de providenciar avaliação médico-legal às vítimas de violência no geral, beneficiando assim as vítimas de violência baseada no género que se apresentam cada vez mais em número crescente.

Com vista a implementação de atividades de prevenção da violência e referencia das vítimas de violência baseada no género da comunidade para a Unidade Sanitária, o CCS apoia a formação de ativistas de algumas OCBs na cidade de Maputo e educadores de pares homens em 4 Unidades sanitárias da cidade de Maputo e em 4 distritos da província de Inhambane em parceria com a ONG Nacional Rede HOPEM, que trabalha na área de fortalecimento e empoderamento do homem com vista na criação de hábitos saudáveis.

Sendo o atendimento integrado às vítimas de violência, uma atividades ainda em fase inicial de sua implementação, uma das principais necessidades é a criação de condições em termos de infraestruturas nas Unidades sanitárias. Neste âmbito o CCS apoioa na reabilitação de gabinetes de atendimento às vítimas de violência.

A Província de Inhambane possui hoje mais um centro integrado de atendimento às vítimas de violência, localizado no HR de Chicuque e oferece apoio às vítimas de violência provenientes da região central da província (distritos de Maxixe, Homoine e Jangamo). Este centro foi reabilitado e apetrechado em parceria entre o CCS, a Pathfinder International e as respetivas entidades governamentais locais (Direção distrital de saúde e ação social, policia e procuradoria distrital).

No âmbito de apoio das atividades do CCS várias visitas de apoio técnico e mentoria e formação em serviço decorrem, com particular destaque para as US a oferecer serviço TARV com todas as condições para oferecer serviços de GBV

Artigos semelhantes

Outros eventos