Tel.: +258 84 301 3341

A área de Laboratório é relativamente recente no CCS, tendo como principais actividades desenvolvidas:



Principais atividades desenvolvidas:

•    No período em referência, CCS alocou fundos e prestou assistência técnica para as obras de melhoria das condições laboratoriais do HG Mavalane e do CS Polana Cimento na cidade de Maputo.
•    Os profissionais de Laboratório estiveram envolvidos no plano de expansão de CD4, com a introdução de PIMAS e implementação do doseamento de Linfócitos T-CD4 através de PIMAS na província de Inhambane.
•    Com efeito, CCS financiou a participação no Treino de Treinadores de 6 Técnicos de Laboratório da Província de Inhambane para o uso de PIMAS, realizado em Maputo.
•    Em Agosto de 2013, estes profissionais fizeram as réplicas do treino em PIMAS aos 23 técnicos de laboratórios dos diferentes distritos selecionados, que iriam operar os PIMAS na Província de Inhambane. Na Cidade de Maputo, começou-se a implementação dos PIMAS mais ou menos no mesmo período.
•    Em Setembro, devido a transferência do aparelho de Bioquímica do CS Urbano para o Hospital Distrital de Massinga, estes técnicos em colaboração com outros da DPS Inhambane, fizeram uma formação a 3 operadores do aparelho de Bioquímica no HD Massinga. Este equipamento de Bioquímica, beneficia os Distritos de Massinga, Funhalouro e Morrumbene, encurtando assim, as distâncias que estes pacientes percorriam para HPI. 

Reabilitações / Renovações nas Farmácias das US

A maioria das farmácias das US não apresenta condições seja para acondicionamento dos medicamentos assim como para dispensa aos pacientes, em particular no manejo de dados para seguimento e dispensa a pacientes com doenças crónicas como por exemplo os doentes HIV positivos.
Assim, o principal objetivo das intervenções na reabilitação das farmácias é o de organizar melhor os espaços existentes, equipar as farmácia com mobiliário adequado às atividades (em particular condições para arquivo e manejo de FILAs e demais instrumentos de gestão relacionadas com os ARVs) e acima de tudo garantir melhores condições aos utentes das farmácias no sentido de terem bancos para sentar, debaixo de sombra, durante o tempo de espera assim como condições de privacidade no ato de dispensa dos medicamentos.

Artigos semelhantes

Outros eventos