Tel.: +258 84 301 3341

 

A violência baseada no género (VBG) continua sendo um problema de saúde pública em Moçambique e a solução passa necessariamente por uma resposta multissectorial e a oferta de serviços integrados com qualidade.

Por esta razão a Primeira-Dama da República Isaura Nhusy, inaugurou em Abril de 2017, as instalações do Centro de Atendimento Integrado às Vítimas de Violência- CAIVV do Hospital Geral de Polana Caniço.

As obras de reabilitação e apetrechamento deste centro, decorreram de Março de 2016 a Abril de 2017 e estão avaliadas a um custo total de cerca de dois milhões, duzentos e quarenta e um mil meticais.

Para além deste centro que hoje foi inaugurado na cidade de Maputo, o CCS apoiou a construção e apetrechamento de mais dois, sendo um no Centro de Saúde de Bagamoyo já em funcionamento e outro no CS de Malhangalene por inaugurar.

Todos estes Centros de Atendimento Integrado, foram construídos com fundos do Programa do Plano de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do Sida (PEPFAR).

 O primeiro CAIVV da Cidade de Maputo, localiza-se no Hospital Geral de Mavalane e já atendeu mais de 2000 vítimas de violência sendo 93% deste grupo constituído por mulheres.