Tel.: +258 84 301 3341

 

Há 135 anos que o dia 24 de Março é celebrado em todo o Mundo como o DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A TUBERCULOSE, em homenagem ao médico e cientista alemão, Robert Koch que em 1882 anunciou a descoberta do bacilo causador da doença em Berlim, Alemanha. 

É o dia em que o mundo recorda a ameaça que a Tuberculose continua a representar para a humanidade, apesar de existirem intervenções eficazes de controlo.

Para o presente ano, as comemorações do dia foram realizadas sob o lema “Unidos para Acabar com a Tuberculose” com realização de eventos públicos e comunitários para sensibilização e mobilização massiva. 

Na província de Inhambane, as cerimónias tiveram lugar no distrito de Maxixe, e foram dirigidas pelo Administrador distrital, e contou com a presença da DPSI, e vários parceiros de cooperação, incluindo o CCS.

Já na cidade de Maputo o evento decorreu no distrito Ka Mpfumo dirigido pela Vereadora Municipal de Saúde e Acção Social Nurbai Calú, com participação da Directora de Saúde da Cidade Alice Abreu e outros parceiros do MISAU.

Os eventos visavam chamar atenção da sociedade civil, para a prevenção para a prevenção, procura e adesão ao tratamento, eliminação do estigma e discriminação

O CCS como parceiro do MISAU, apoia todas as atividades de controlo da TB no País, desde campanhas de sensibilização sobre a TB, rastreio da TB nas comunidades, promoção de mensagens de prevenção de TB, suporte técnico às US no desenvolvimento de todas atividades do programa da TB.

O CCS apoia ainda as diversas atividades do Programa Nacional de Controlo da Tuberculose ao nível central, bem como melhoramento e apetrechamento das unidades sanitárias e reforço da capacidade institucional do Serviço Nacional de Saúde.